Toda santidade é fruto e chamado do amor de Deus

Toda santidade é fruto e chamado do amor de Deus

Celebramos solenemente “Todos os Santos de Deus”


04 Novembre 2018 alle 18h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


3C

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
Dia 01– SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS / Dia 09 – Dedicação da Basílica do Latrão / Dia 10 – São Leão Magno

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao mês de novembro e neste domingo celebramos solenemente “Todos os Santos de Deus”. Toda santidade é fruto e chamado do amor de Deus. Ninguém se santifica pelas próprias forças. Pelo Batismo, fomos purificados no Sangue de Jesus, o Cordeiro, e nele formamos o povo da nova Aliança. Em Jesus, felizes e bem-aventurados são os pequenos, os pobres de espírito, os que praticam a misericórdia. Estes têm necessidade de Deus e não os poderosos, os que oprimem. Deixemo-nos tocar pela surpresa do amor de Deus por nós, e nos santifiquemos.

Sede santos como vosso Pai celeste é santo” (Mt 5,48). Ao nos fazer este convite, que soa como um verdadeiro mandato, Jesus nos coloca frente ao único e absoluto sentido para a vida humana: a santidade. Esta é a vontade de Deus que criou a pessoa humana: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1, 26). Ao descrever a beleza e harmonia de tudo o que brota das mãos criadoras de Deus, o autor sagrado inspiradamente descreve não um passado perdido, mas um futuro, isto é, aquilo que Deus deseja e sonha para a pessoa humana e para toda a criação.

Em quanto a Igreja lembra neste dia também os “Santos Canônicos”, aqueles que foram elevados aos altares por uma vida de entrega, testemunho e martírio, e foram coroados com a glória divina, nós Cavanis, também nos unimos aos nossos Fundadores Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis, ao Pe. Basílio Martinelli. Mesmo que ainda não foram elevados a este grau, aos altares, são Veneráveis, e Juntamente com todos os nossos confrades já falecidos, fazem parte desta “multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas que estavam de pé diante do Cordeiro trajados com vestes brancas e com palmas na s mãos” (Ap 7,9). Não temos duvidas que estes confrades, pela vida de entrega e testemunho, fazem parte desta multidão e intercedem por, por nossa fidelidade a Deus e ao nosso Carisma fundacional.

Enfim, esta festa de hoje é dedica também a todos os batizados que receberam esta vocação à santidade. Ninguém pode escapar. Se assim o é para os leigos, quanto o mais o é para nós que fomos consagrados pela vida religiosa e pelo ministério presbiteral. Nosso povo acredita que somos mais santos, mais perfeitos do que eles, não por mérito, mas pela graça de Deus. “A quem mais foi dado, mais será exigido”. Será que temos consciência disso? Não somos os melhores, nem os mais perfeitos, mas recebemos muito e precisamos viver de forma digna da vocação a qual fomos chamados. Pensamos nisso e peçamos a Deus a graça da santidade e da fidelidade a Deus e aos irmãos e irmãs.

COMUNICADOS:

  • Nesta semana passada tivemos as varias reuniões na sede provincial em Castro. Agradeço imensamente aos formadores, aos conselheiros provinciais, aos diretores executivos das nossas obras sociais e educacionais e as orações de todos. Foi uma semana intensa de trabalho. Enviarei uma Carta Circular com algumas decisões e orientações, respeitando as instancia do Governo Geral.
  • Lembro aos religiosos acima dos 12 anos de votos perpétuos que o nosso encontro será nesta semana, dias 05, 06 e 07 de novembro em Matinhos, PR. Enviei no e-mail dos interessados a programação e a forma como chegar lá. Reenviarei novamente a todos a fim de que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível. Contamos com as orações e participação de todos.
  • Lembro também que entre os dias 12 a 16 de novembro haverá na Itália a ultima reunião do ano do Conselho Geral. Desde já colocamos em nossas orações e peçamos sempre pela missão e unidade da nossa Congregação.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 06, terça-feira, Religioso Jude Herve Balondo, Estudante de Teologia da Republica Democrática do Congo, residente no Instituto Teológico Cavanis em BH.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus e um bom estudo acadêmico e perseverança vocacional.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “Todos os Santos”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial

 






Scrivi il tuo commento...