VIII Capítulo Provincial Cavanis

VIII Capítulo Provincial Cavanis

Através dele, avaliamos a caminhada e elaboramos propostas e diretrizes para nossa vida e missão, para que o Carisma e a Mística Cavanis esteja sempre presente no cotidiano de nossas realidades.


21 Luglio 2018 alle 15h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Fernando Riqueto


Foto com os Religiosos Cavanis participantes do VIII Capítulo Provincial Cavanis 2018.

Todo Capítulo, seja ele provincial ou congregacional, é cercado por certas expectativas e esperanças, pois é um momento particular da graça de Deus na vida de uma Província ou Congregação. Porém, celebrar um Capítulo no ano jubilar a expectativa é ainda maior.

Assim aconteceu com o VIII Capítulo Provincial Cavanis, realizado entre os dias 16 a 20 de julho de 2018 no Cenáculo Cavanis de Castro, PR. Estiveram presente ao longo dos cinco dias de capítulo 14 religiosos perpétuos como delegados e o representante do superior geral, Pe. Alvise Belinatto, conselheiro geral. Por um dia e meio estiveram presente seis leigos e leigas representando as obras, o Carisma e o apostolado da Província, e um religioso temporário representando todas as etapas de formação.

O capítulo foi marcado por muitas expectativas, mas também por algumas dificuldades e sofrimento. Não podemos negar que as coisas de Deus sejam fáceis, pois a porta é estreita, como o próprio Jesus afirmou. No entanto, é preciso ler os sinais e perceber onde está ou não a vontade de Deus. Todos esperavam um bom resultado em favor do carisma e da missão Cavanis. Apesar de algumas dificuldades iniciais, testemunhado pelos religiosos e leigos, foi um dos melhores capítulos dos últimos anos. Esta foi à sensação de todos. Com o tema: “Ser Cavanis à luz do Cinquentenário” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), foi possível chegar ao final com um resultado muito satisfatório.

O “Documento Final”, síntese de todo trabalho, foi composto por atos, projetos e propostas. O mesmo foi aprovado pelo Governo Geral e confeccionado a fim de que todos possam ter acesso. Porém, não adianta produzir um rico material e engaveta-lo. Cabe a nós, religiosos e leigos, coloca-lo em prática. É neste espírito que rendemos graças a Deus pelo 8º Capítulo Provincial no ano do cinquentenário. Assumimos o compromisso de ser Cavanis à luz do cinquentenário e de “sermos todos irmãos”. Ser Cavanis é ser verdadeiros pais da juventude, amá-la, educa-la como fizeram nossos Veneráveis Fundadores Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis. Diziam eles que “a juventude é preciosa como o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Por ela deixaram tudo e deram a própria vida.

Cabe a nós, Cavanis de hoje, fazer a mesma coisa. Assumimos também o compromisso de sermos todos irmãos e aqui também temos o maior exemplo e incentivo na vida dos nossos Fundadores. Eles eram irmãos biológicos, mas não ficaram aí. Vemos hoje tantos irmãos que não se respeitam, não se acolhem e não se amam. Ao contrário, nossos Fundadores viveram uma profunda relação de amizade, fraternidade e amor reciproco. É neles que temos o maior exemplo para vivermos nossas relações fraternas, nos amarmos e nos respeitarmos.

Como a Águia Austríaca, eles eram “duas cabeças, mas um só coração”. Neste 8º Capítulo Provincial Pe. Edemar de Souza foi reeleito Superior Provincial pela terceira vez a contou com auxilio do Conselho eleito: Pe. João da Costa Holanda, primeiro conselheiro e vigário provincial; Pe. Paulo Oldair Welter segundo conselheiro; Pe. Josoé Francisco Zanon, terceiro conselheiro e Pe. Franco Allen Somensi, quarto conselheiro.

Confiamos a Deus este 8º Capitulo Provincial na intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores e da Mãe das Escolas de Caridade.




Da esquerda para direita: Padre Josoé F. Zanon TERCEIRO CONSELHEIRO, Padre Paulo O. Welter SEGUNDO CONSELHEIRO, Padre Edemar de Souza PROVINCIAL, Padre Joao da C. Holanda PRIMEIRO CONSELHEIRO E VIGARIO PROVINCIAL e Padre Franco Allen Somensi QUARTO CONSELHEIRO.






Scrivi il tuo commento...