Ano do Laicato

Ano do Laicato

O Ano do Laicato vai estimular protagonismo dos Cristãos leigos


12 Novembre 2017 alle 08h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
Dia 15 – Proclamação da República / Dia 18 – Dedicação da Basílica de São Pedro e São Paulo

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos iniciando mais uma semana e com ela queremos agradecer a Deus pela vida e pela vocação que recebemos de Deus, consagrada ou leiga, a serviço dor irmãos e irmãs, especialmente das crianças e dos jovens, para quem recebemos um Legado Históricodeixado por nossos Fundadores: “Sermos verdadeiramente pais da juventude”, tema também nos proposto em nosso 34º Capitulo Geral.

Aproveito também para convidar a todos a se preparar como e com a Igreja do Brasil para o Ano do Laicato, que acontecerá do dia 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018, Solenidade de Cristo Rei. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reinoe o lema:Sal da Terra e Luz do Mundo(Mt 5,13-14).

Segundo o bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, Presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo. Penso que para nós Cavanis, onde em nossa origem estava presente um sacerdote (Pe. Antônio Ângelo Cavanis) e um leigo ( Marcos Cavanis), este ano será de suma importância para refletirmos sobre a missão do leigo dentro do nosso Carisma e Missão. Eles são nossos “Irmãos no Sangue de Cristo”.

Chegando próximo do final de mais um ano, o Evangelho deste domingo nos alerta  ao fato em que não sabemos o dia e nem a horas que o “Noivo” irá chegar. Portanto, precisamos estar atentos e preparados como as “Jovens Previdentes” que imediatamente saíram ao seu encontro e entraram para a festa de casamento, enquanto que as jovens imprevidentes ficaram para fora. Não deixamos faltar o “Óleo” em nossas vidas que é o “Óleo da Caridade, da justiça, do amor, da vigilância, da prudência, da prontidão, da disponibilidade”. Que ao final não escutamos do Senhor: “Não vos conheço”.

COMUNICADOS:

  • Agradecemos a Deus pela visita Canônica na Família Religiosa Mãe da Divina Graça, Castro e Ponta Grossa, realizada pelo o Vigário Provincial, Pe. João da Costa Holanda, entre os dias 06 a 10 de novembro. Colocamos em oração a ultima Visita Canônica na Província na Família Religiosa Mãe das Escolas de Caridade, Ortigueira e Maringá, entre os dias 13 a 20 de novembro, realizada pelo Padre Provincial.
  • Também nesta semana, dos dias 13 a 17 de novembro, acontecerá a ultima reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Peço as orações em favor do Superior Geral e seu Conselho para que seja uma reunião abençoada para o bem de toda a Congregação e seus congregados.
  • Lembro os religiosos brasileiros perpétuos que não enviaram o testemunho vocacional para o “Livro memória” que enviem o quanto antes nos e-mails indicados. Também reforço que até o dia 30 de novembro deveremos enviar no e-mail do Fernando Riqueto ou do Provincial as matérias para a Revista Chárita 2017.
  • Vai em anexo uma carta com todas as orientações e a Programação do Encontro Fraterno 2018. Procurem ler a guardar as informações que são de suma importância para o bom andamento do nosso encontro.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...